Isabella Panisson, advogada de nossa equipe, conversou com a The Latin American Lawyer, revista especializada em Direito, para explicar os impactos práticos da EC 132, os riscos da transição até 2033 e os caminhos para empresas e escritórios se adaptarem ao novo sistema tributário.
Isabella explicou que, apesar de as mudanças relativas às obrigações acessórias entram em vigor apenas a partir de 2026, muitas empresas de grande porte já iniciaram processos de preparação, avaliando os impactos em todas as áreas considerando negociações e planejamentos para o período de transição e para o novo sistema.
No entanto, ela alerta para o fato de que parcela significativa das empresas – especialmente as de médio e pequeno porte – ainda não começaram avaliar esses impactos.
“Essa falta de movimento pode representar um risco, já que decisões atuais, firmadas sem a devida análise sobre os impactos, poderão ter repercussões diretas sobre as operações das empresas no ambiente dos novos tributos”, ressalta.
📲 Leia a entrevista completa clicando aqui!