Com a aproximação do prazo final para a entrega da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), em 30 de maio, é fundamental lembrar que contribuintes podem utilizar esse momento para exercer uma cidadania fiscal mais ativa — direcionando parte do imposto devido a projetos de impacto social.
Entre as possibilidades previstas pela legislação, está a doação incentivada a fundos controlados pelos Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente, que viabilizam ações promovidas por instituições sem fins lucrativos.
A Associação Camila, entidade que conta com nosso apoio institucional, é uma das organizações aptas a receber recursos por meio desse mecanismo.
Como funciona?
Durante o preenchimento da declaração, a pessoa física pode optar por destinar uma porcentagem do imposto devido diretamente a esses fundos, sem qualquer custo adicional. O valor doado será abatido do imposto a pagar ou acrescentado à restituição, conforme o caso. Essa é uma forma legítima, simples e eficaz de contribuir para a continuidade de projetos sociais relevantes.
Manual de Doações: passo a passo para contribuir
Para facilitar esse processo, elaboramos um Manual de Doações para Pessoas Físicas, com orientações claras sobre como indicar essa destinação diretamente no programa da Receita Federal.
Apoiar uma causa social e contribuir com a transformação da realidade de crianças e adolescentes é mais fácil do que parece — e pode começar agora, com a sua declaração.
📄 Acesse o manual aqui e saiba como apoiar essa causa!